Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ESTRADA DA VIDA





" Era tarde, muito tarde. Estava cansado. Havia dirigido o dia todo. Precisava entregar a carga até a manhã seguinte. O “Bruto” replicava como se entendesse que precisava me ajudar. Eu trocava as marchas e ele respondia com potência. Somente a estrada não colaborava...buracos, lombadas, acostamentos precários. A sinalização era deficiente, isso quando havia. Poucos caminhoneiros se aventuravam por aquelas rodovias do país. Às vezes tinha a impressão que estava sozinho no mundo. Logo á frente percebi que as coisas iriam piorar. Um aviso improvisado alertava sobre um desvio por uma estrada secundária, pois havia desmoronamento na via principal. Era só o que faltava !...Mais adiante avistei uma placa azul com letras douradas sinalizando acesso a uma pista dupla. Tinha asfalto negro com faixas amarelas que indicavam cada trecho da estrada. Eu não acreditava no que estava vendo. O “Bruto” deslizava como se estivesse sobre um tapete. Não havia ondulações nem lombadas.
 A cada quilômetro deparava-me com um telefone. Uma frota de caminhões lotara a estrada, porém todos seguiam  organizados. As pistas largas fluíam às suas margens, gramados verdes e arbustos floridos desenhavam a paisagem deixando a estrada ainda mais linda. As placas azuis com letras douradas eram intercaladas com placas verdes e letras brancas, vermelhas com letras amarelas, brancas com letras pretas. Nunca havia visto nada parecido. Sem dúvida era uma experiência nova. Comecei a observar os caminhoneiros que por mim passavam, eles nem olhavam para o lado, sempre muito sérios.
Uma placa luminosa, com aparência estranha informava que havia um posto de serviços  a alguns quilômetros á frente. Até que enfim... Eu já precisava parar mesmo. Quando lá cheguei, não havia mais vagas no estacionamento. Tentei manobrar mas era impossível. Tentei parar no acostamento, um guarda estranho com roupas antigas, soou um apito avisando para que eu continuasse, pois ali não era o meu lugar. Percebi que os caminhões que ali estavam estacionados eram antigos, alguns da década de 30 e 40, mas todos em excelente estado de conservação, pareciam  ter  saído da fábrica naqueles dias.
Os trajes dos motoristas também eram diferentes e todos usavam chapéus. Muitos deles se reuniram no estacionamento e ficaram me observando, alguns tiraram o chapéu e até tentaram acenar, mas na velocidade em que eu estava, não permitiu-me retribuir. Para minha alegria uma nova placa de cor clara com letras marrom sinalizava que logo á frente havia um novo posto de serviços. Não fiquei muito esperançoso, pois a mesma avisava que o local era somente para  atender automóveis de passeio.
Quando lá cheguei deparei com uma verdadeira exposição de carros antigos. Todos tentavam estacionar. Os guardas apitavam gesticulando que eu acelerasse o “Bruto”, para que não piorasse ainda mais o trânsito. E novamente deixei mais um posto de serviços para trás.
Durante horas dirigi sem poder estacionar. Tive a oportunidade de ver centenas de modelos de caminhões e automóveis dos últimos cinqüenta anos, que circulavam naquela estrada. O tráfego era tão organizado que havia posto de serviços para cada um deles. Notei que à medida que eu percorria quilômetros os veículos iam mudando, surgindo mais novos, até que chegarem aos modelos atuais.
À distância uma placa iluminada sinalizava “Posto de Serviços para Caminhões ano 2003”. O estacionamento estava lotado, porém uma vaga me esperava. Dezenas de caminhoneiros vieram me receber, pareciam ser todos meus amigos. Abraçaram-me, os acompanhei até o interior do Posto. Contei-lhes que naquela estrada havia presenciado uma verdadeira tela cinematográfica, vendo todos os tipos de automóveis e caminhões antigos que já saíram de circulação há muito tempo. Então retornamos até a beira da estrada, paramos para  observar os caminhões e carros de passeio que por ali passavam. Disseram-me que eu estava assistindo o milagre da vida. Observe aquele caminhão, dizia um deles, é  modelo 2004. Veja aquele outro, 2005, o outro é novíssimo 2006.
À medida que iam passando surgiam automóveis inovadores, modernos, 2010, 2011, 2025,...Daqui você poderá observar a evolução da tecnologia, dizia um outro. 
- Mas será que nossos governantes  pensaram nos homens que irão conduzir estás máquinas?
Ele trabalhará dia e noite, viajará por estradas ruins, mal sinalizadas, esburacadas e sem acostamentos. Provocará muitos acidentes, principalmente pelo desenvolvimento constante de motores tão potentes, que exigem dos motoristas maior conhecimento e muito treinamento, o que nem sempre é exigido pelas leis que não acompanham a velocidade da tecnologia e que serão os responsáveis por todos os outros pais de famílias que por aqui  passarão, e que não saberão que  a sua vaga para estacionar estará logo á sua frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário